home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
19/08/13
SP: Governo lança modelo de prontuário eletrônico unificado de pacientes
Médicos temem quebra de sigilo com projeto que permitirá acesso às informações de mais de 20 milhões de usuários do SUS
Da Redação

Os médicos que atendem em unidades do Sistema Único de Sáude (SUS) na rede estadual de São Paulo passam a contar a partir desta segunda-feira (19) com um modelo inédito de prontuário eletrônico unificado de pacientes. A nova tecnologia, que recebeu o nome de S4SP (Sáude para São Paulo), permitirá o acesso imediato ao histórico de atendimento dos cerca de 20 milhões de usuários do SUS no estado paulista.

Sem a integração do sistema de hospitais, os médicos precisavam reiniciar todo o processo de anamnese e avaliação clínica. Agora com o S4SP, o sistema, que é baseado em outros semelhantes adotados no Canadá, Inglaterra e Austrália, funciona na nuvem. O projeto é o último grande anúncio antes da saída do secretário de saúde do estado paulista, Giovanni Guido Cerri.

O software de prontuário eletrônico unificado foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesb) e custou R$ 50 milhões. A previsão da Secretaria de Saúde do Estado é que o sistema esteja funcionando nas 57 unidades de administração direta até 2014.

Sigilo - As entidades médicas e profissionais de saúde paulistas comemoram a chegada da nova tecnologia que deverá agilizar o processo de atendimento. No entanto, eles temem a quebra do sigilo do prontuário ou a comercialização das informações.

"Precisamos tomar cuidado sobre quais pessoas têm acesso a essas informações. Se os dados chegarem a um convênio de saúde ou a um seguro de vida, por exemplo, não se pode excluir esse paciente porque já se sabe que doenças ele tem e se é ou não rentável assegurá-lo", declara Renato Françoso Filho, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e diretor de Comunicação da Associação Paulista de Medicina (APM).

*Com informações do portal Exame

Leia mais: 
>> Médico David Uip será o novo secretário de Saúde de São Paulo



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.