home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
23/10/12
UPA do Recanto das Emas (DF) será a terceira do país a não utilizar papel
Sistema de prontuário eletrônico permite maior controle sobre procedimentos e acesso a indicadores clínicos com confiabilidade
Da Redação

O projeto de automação e integração de informações clínicas dos pacientes no governo do Distrito Federal teve mais uma etapa concluída com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do  Recanto das Emas, terceira sem papel do Brasil.   O projeto de informatização prevê a integração em rede de 17 hospitais, 17 laboratórios, 63 centros de saúde e diversas UPA’s. A elaboração e gestão do projeto é de responsabilidade da   InterSystems Corporation - líder global em soluções para saúde conectada. 

Essa iniciativa sem papel, é baseada no InterSystems TrakCare, sistema de informações de saúde que permite a construção de um Prontuário Eletrônico Médico, reunindo todo o histórico clínico dos pacientes. Com isso não será mais necessário o uso de prontuários feitos manualmente em papel. “A informatização permite que a UPA melhore a qualidade e a eficiência do atendimento prestado aos cidadãos, reduzindo as filas de espera”, diz Fernando Vogt diretor regional da InterSystems.
 
Por meio do TrakCare, as informações referentes às pessoas atendidas na Recanto das Emas podem ser compartilhadas entre todas as outras unidades de saúde que fazem parte do projeto do Distrito Federal, considerada a maior iniciativa de saúde conectada no setor de saúde pública brasileiro. “Com isso, o atendimento se torna mais humano e eficiente”, explica Vogt. “Além disso, há uma enorme economia para o governo que pode reduzir significativamente o uso de papel e a repetição de exames perdidos”.
 
O InterSystems TrakCare também trará uma série de benefícios para o trabalho dos profissionais de saúde, entre eles: maior controle sobre procedimentos, acesso a indicadores clínicos e informações seguras e confiáveis - vantagens que vão permitir um diagnóstico mais preciso, já que com o sistema a equipe médica pode acessar de forma rápida e fácil dados completos sobre os pacientes, desde alergias, medicamentos, até doenças crônicas, o que agiliza a tomada de decisão.
 
Com cerca de 300 profissionais, a UPA Recanto das Emas vai oferecer atendimento de urgência e emergência pediátrico, além de clínica médica 24 horas por meio de 17 leitos para observação, seis consultórios, duas salas de acolhimento e classificação de risco, sala de raios-X e laboratório para exames. 
 
A primeira UPA a adotar um sistema informatizado foi a Unidade de Imbiribeira, em Recife, Pernambuco.
 
 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.