home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
27/04/12
Toshiba terá fábrica de equipamentos médicos no Brasil
Grupo japonês não revelou valor do investimento na unidade que será instalada em Campinas (SP)
Da redação

A gigante japonesa Toshiba pretende instalar no Brasil uma fábrica de aparelhos de diagnóstico por imagem. A unidade da Toshiba Medical deve ficar na cidade de Campinas, interior de São Paulo. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

 

A empresa também deve desenvolver, no local, softwares complementares aos equipamentos. Segundo o "Estado", essa será uma mudança no modelo de negócio da empresa no país, que hoje se resume a uma estrutura comercial e é totalmente baseado em importações.

 

O grupo não revelou o valor do investimento, mas sabe-se que, por limitações de fornecimento de componentes locais, a tendência é que o índice de nacionalização da unidade seja baixo.

 

A produção da fábrica não deverá se concentrar em ultrassom e raio X de última geração, já que a demanda, principalmente do Sistema Único de Saúde (SUS), é maior para máquinas de diagnósticos básicos.

 

Outras empresas - Grupos estrangeiros tem percebido a tendência na área de cuidados com a saúde. Em 2010, a GE inaugurou uma unidade de produção de raio X e ultrassom na cidade de Contagem (MG). O investimento deve superar a marca de US$ 50 milhões em dez anos.

 

Já a Siemens Healthcare, subsidiária da multinacional alemã, também expandiu sua atuação no ramo de equipamentos hospitalares no Brasil. A companhia anunciou a instalação de uma linha de montagem, que também deve produzir equipamentos de diagnóstico por imagem. A unidade fica em Joinville (SC).

 

O mercado brasileiro de equipamentos para a saúde, que ainda se concentra em instrumentos, acessórios e aparelhos de baixa tecnologia, cresceu 17% no ano passado, chegando perto da marca de R$ 10 bilhões de faturamento, de acordo com informações da Abimo, associação que congrega fabricantes de equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares no País.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.