A Toyota anunciou no Japão que pretende comercializar robôs para a área de saúde a partir de 2013. A empresa desenvolveu equipamentos como perna robótica, andador robótico, assistente de recuperação de equilíbrio e assistente de transferência do paciente.
A companhia, que já desenvolve robôs para auxiliar pessoas em tarefas do cotidiano, tem como objetivo fabricar equipamentos que ofereça liberdade de movimentos e independência para pessoas incapacitadas por doença ou lesão. Os aparelhos também pretendem auxiliar na recuperação dos pacientes.
A empresa apresentou quatro aparelhos para a área de saúde. A perna robótica independente é voltada para pessoas com paralisia, ela flexiona o joelho e facilita a caminhada natural. O andador robótico também ajuda pacientes com dificuldade de andar. O assistente de recuperação de equilíbrio através de um aparelho que funciona como um pêndulo para buscar a reeducação do equilíbrio natural do corpo auxilia pessoas com equilíbrio debilitado. Por fim, o assistente de transferência de pacientes, voltado para os profissionais de enfermagem, reduz o esforço físico exigido por estes profissionais na transferência de leitos e na ida ao banheiro, por exemplo.