home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
17/09/12
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) investe em sala de telepresença imersiva
Espaço permitirá ações de telemedicina, e tem por objetivo ampliar a assistência à população de Pernambuco. O investimento foi de R$ 300 mil
Roberta Meireles, do Recife

O Núcleo de Telessaúde (NUTES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) investiu em uma sala de Telepresença Imersiva. A tecnologia, instalada no Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, propicia a colaboração à distância, por meio da troca de informações de vídeo e áudio em HD entre a instituição e outras unidades da rede de saúde no Brasil e no mundo. O objetivo é melhorar a qualidade, eficiência e rapidez do atendimento em saúde. A implantação é um projeto da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).O investimento total foi de R$ 300 mil.

Segundo a coordenadora do NUTES, Magdala de Araújo Novaes, com a nova sala é possível ampliar os serviços de assistência, educação e suporte aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o espaço possibilita a discussão clínica entre médicos à distância, a obtenção de uma segunda opinião para casos complexos, teleeducação, entre outros serviços. "São recursos que nos permitirão atenuar a carência de especialistas em locais afastados e a renovação de processos na educação continuada para profissionais da área médica, sem a necessidade de deslocamento", explica Novaes.

A RNP forneceu o treinamento de nível técnico e operacional para a equipe de suporte da sala, diz ela. “A tecnologia da telepresença é simples e não apresenta grandes dificuldades de manuseio aos seus usuários”, afirma. De acordo com a coordenadora do Nutes, a expectativa é ampliar a oferta de serviços, e implantar mais pontos de telessaúde no estado.“Está prevista a ampliação de sua cobertura, atingindo unidades de saúde da família localizadas em todos os 185 municípios de Pernambuco”, comenta.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.